Trabalho em equipe

domingo, 5 de setembro de 2010

A filosofia do Kaizen e sua melhoria contínua

      Uma interessante estratégia adotada por algumas empresas são as ferramentas de melhoria continua e dentre elas a filosofia Kaizen, que está pautada na eliminação de desperdícios com base no bom senso, no uso de soluções baratas que se apóiem na motivação e criatividade dos colaboradores para melhorar a prática de seus processos.


As organizações tiveram que se preocupar em adotar adequadas maneiras de gerenciamento de seus processos produtivos, sendo desenvolvidos os sistemas de administração da produção (SAP), que têm o intuito de colaborar para um excelente trabalho produtivo organizacional, controlando os processos produtivos. Tem como principal objetivo do SAP, planejar e controlar o processo de produção em todos os seus níveis, incluindo materiais, pessoas, equipamentos, fornecedores e distribuidores, dentro deste contexto podemos destacar o Sistema Toyota de Produção.

Kaizen significa fazer o bem (KA= mudar; ZEN= bem) foi criado no Japão pelo engenheiro Taichi Olmo, com a finalidade de reduzir os desperdícios gerados no processo produtivo, buscando a melhoria contínua da qualidade dos produtos e o aumento da produtividade. Segundo Sharma (2003):

A ferramenta Kaizen utiliza questões estratégicas baseadas no tempo. Nesta estratégia, os pontos chaves para a manufatura ou processos produtivos são: a qualidade (como melhorá-la), os custos (como reduzi-los e controlá-los), e a entrega pontual (como garanti-la). O fracasso de um destes três pontos significa perda de competitividade e sustentabilidade nos atuais mercados globais. Sharma (2003, p.114).

A metodologia Kaizen pode ser aplicada em qualquer processo produtivo em que exista um padrão nas tarefas ou atividades. Pode-se verificar que o Kaizen pode contribuir para uma organização de diferentes formas, tendo como objetivos principais o aumento de produtividade, a redução de lead-time (tempo decorrido desde o início até o fim de um processo), redução do estoque em processo, criação de um fluxo uniforme de produção, redução do tempo de setup, melhorias ergonômicas e segurança, melhoria da qualidade, padronização de operações, dentre outros.

Outro ponto fundamental para que o Kaizen alcance o sucesso é a utilização do trabalho em equipe. O trabalho em equipe é primordial para o aperfeiçoamento qualitativo por diversas razões Também é importante destacar que, quando as pessoas aprendem juntas, de motivam a continuar no desenvolvimento do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário