Trabalho em equipe

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Gestão por processos

As organizações são constituídas por uma complexa combinação de recursos (capital, humano, capital intelectual, instalações, equipamentos, etc.) interdependentes e inter-relacionados, que devem perseguir os mesmos objetivos, cujo desempenho pode afetar positiva ou negativamente a organização e seu conjunto. Sendo assim existem alguns sistemas que podem ser avaliados dentro deste contexto como: Quality As a Business Strategy (qualidade como estratégia de negócio), IS0 9001e modelo de excelência do PNQ 2003.
            Logo podemos definir como gestão de processos, o enfoque administrativo aplicado por uma organização que busca a otimização e melhoria da cadeia de seus processos, desenvolvida para atender necessidades e expectativas de partes interessadas, assegurando o melhor desempenho possível do sistema integrado a partir da mínima utilização de recursos e do máximo índice de acerto.
            Dentro da gestão de processos é visível algumas chaves para o negócio que representam sérios riscos para a vida humana, para o meio ambiente e colocam em risco uma grande quantidade de recursos, estes resultados produzem alto impacto para os clientes e as falhas no processo comprometem o desempenho de todo o sistema, no entanto tornam-se críticos para a consecução da estratégia da organização. Para que uma gestão de processos possa funcionar normalmente é necessário antes de iniciar o trabalho abordar alguns pontos do tipo:
- Identificar os processos chaves do negócio;
- Estabelecer objetivos e metas que deveram ser cumpridos;
- Desenvolver um plano de trabalho contendo os objetivos, as atividades, os recursos necessários, as fases do projeto, etc.;
- Propor o projeto a liderança com o objetivo de obter a aprovação;
  - Prever análises críticas periódicas e apresentar o status do projeto à liderança de forma programada;
- Não é necessário mapear todos os processos, nem todos os níveis de processos.
            O mapeamento provê uma estrutura para que processos complexos possam ser avaliados de forma simples, lembrando que estabelecer os pontos de início e fim de um processo é um ponto de partida crucial no mapeamento. Os gargalos do processo correspondem às etapas ou atividades que ditam o ritmo do processo, para melhorar a eficiência é preciso identificar quais são os seus gargalos e eliminá-los ou transferi-los para outro ponto. Em alguns casos os gargalos são visíveis, em outros é preciso realizar uma intensa pesquisa para que sejam descobertos.
            Por fim é preciso que as organizações identifiquem seus processos críticos a partir da estratégia e faça um gerenciamento com base no enfoque sistemático e integrado, as melhorias devem ser atingidas a partir de abordagens estruturadas, que possibilitem o desenvolvimento e a implementação de mudanças que produzam efeitos, benefícios e que sejam sustentáveis ao desempenho do processo.

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